quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O TANQUE DAS ABELHAS DO ANDULO

Acabei de regressar de mais uma excitante viagem pela maravilhosa Angola no usufruto dos benefícios da paz como gosta de acentuar o kota Wezzo. Desta vez, de uma só sentada conheci Cangandala, Mussende, Andulo e Kalussinga. Na verdade entrei por esse troço motivado por informações que indicavam que o troço era mais curto que voltar para o Dondo para tocar Huambo e de que a estrada já estava muito boa.
Fui enganado, mas digo, felizmente enganado. Primeiro, a distancia é quase a mesma com a que teria percorrido se regressasse de Malange para Ndalatando, Alto Fina, Quibala, Waco Kungo, Alto Hama para tocar huambo onde o meu irmão JP me aguardava. E Segundo porque a grande parte do troço de estrada ainda não esta pronta.
Mas reitero felizmente enganado porque pude conhecer novas localidades de Angola que até aqui via apenas no mapa. Pude igualmente reconfirmar que temos uma imensidão de solo, fauna e flora que devemos nos dar por bonificados excessivamente pelo Criador, tais eram as distancias sem uma alma humana ou vilarejo, ou sanzala. Mas, bastantes cursos de água, diferentes espécies florestais e de tempo em tempo abundantes animais da selva mesmo que a maior das vezes aves.
Também pude reconfirmar a grande obra que o governo fez e continuar a fazer de ligar Angola de Cabinda ao Cunene com estradas e pontes transitáveis. É obra! Já disse uma vez e repito se alguma obra do executivo dispensa propaganda são as estradas, com apenas um senão: é preciso manutenção.
Como não há viagem sem uma boa estória então vos conto a estória da foto acima.
Tentado por guardar uma lembrança da viagem e depois de pousar sobre o tanque de Cangandala, quis fazer o mesmo com outro que encontrei depois do Andulo. Verificados sinais de frequência humano naquele escombro de veiculo, prudentemente subiu no seu topo e sentei para sacar uma boa foto. Antes que o Mbaxi a tomasse uma abelha veio infortunar-me. Afastei-a com uma palmada e lá se sacou a foto.
O Mbaxi, macaco imitador, e só porque agora tem uma coisinha que também tira foto decidiu seguir-me as pegadas. Subiu no tanque e quis fazer a mesma pose. Para azar dele, do nada irrompeu um ataque fulminante. Um enxame de abelhas vinha a caminho e pronto para mostrar de quem era o tanque.
Nem tive tempo de fazer o click e batemos em retirada com os vidros do veiculo fechados o mais longe possível. Portanto Mbaxi da próxima procura outra puzi meu mano.

Sem comentários:

Enviar um comentário