A sensação de estar tão perto de um animal selvagem, feroz e pouco habituado "as boas maneiras humanas" é simplesmente indiscritivel. Aqui estou a alguns escassos metros de um rinoceronte africano adulto e com ajuda da prestimosa Liliana pude posar e deixar registado este momento.
Entretanto, esse prazer teve dois custos significativos: teve de ser satisfeito na longiqua cidade de Nairobi-Kenia em troca de preciosos 20 dolares americanos.
Os Kenianos tem neste negocio do turismo uma grande fonte de receita. Lá, ouvi dizer, os animais serlavagens são um tesouro. Todos os condutores são ensinados a fazer "tripas o coração" quando um inevitavel e inusitado encontro acontece com um animal seja ele qual for de que tamanho for. Portanto não atropelam os animais ao contrario do que é pratica cá entre nós.
No ultimo fim de semana cruzei-me com um amigo na estrada Zenza-Ndalatando e garbosamente exibia o seu trofeu: CARAMBAS ACABEI ATROPELANDO UM POLITICO (macaco). NÃO QUERES VOLTAR A NDALATANDO PARA SABOREARMOS UMA CARNE GOSTOSA BANHADA DE BOM VINHO?
enfim lembrei-me de Nairobi. Em Naoribi, eu e os colegas de comitiva fizemos silencio, oferecemos comida e esperamos longos minutos para termos o prazer de caminhar bem ao lado de um macaco o nosso mais proximo parente no mundo animal.
Por cá o meu kamba exibia o macaco e já lhe tinha trocado o nome chamando-o jocosamente por politico. O que não consegui saber é se foi por desprezo ao animal falecido ou ironicamente chamava os nossos politicos pelo nome do animal.
Portanto não sei se os MACACOS é que são politicos ou os nossos politicos é que são M...
Sem comentários:
Enviar um comentário