segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A MORTE PREMATURA DO "100 DUVIDAS"

equipa de produção do 100 DUVIDAS  em acção
A semana passada vivi em simultaneo dois sentimentos diametralmente opostos: o de alegria e de tristeza. Podem perguntar os que me visitam nessa altura como foi possivel? Mas , foi possivel infelizmente.
Ouvi com satisfação pela mídia a chegada a final do maior prêmio institucional nos mass media nacionais do programa 100 DUVIDAS da Radio Ecclesia, a emissora catolica de Angola. Fiquei mais satisfeito ainda por saber que aquele programa concorria na categoria de radio com o consagradissimo Amilcar Xavier. Disse para mim mesmo: ganhando ou não, chegar a este patamar é por si já uma VITORIA.
Prestei atenção a divulgação dos resultados e não fiquei surpreendido ao ter ouvido que o programa da Emissora Catolica tinha perdido o prémio para o Amilcar. Bem, para mim era previsivel, pelo que não me surpreendi e engoli em seco o resultado.
Em suma estas foram as motivações para a minha alegria. Porém, em outro cantinho qualquer do meu subconsciente ascendia o sentimento de tristeza pelo facto de a data de todas estas ocorrências, formalmente o programa já fazer parte do passado. A algumas semanas o 100 DUVIDAS tinha sido "extinto" por decisão da direcção da Radio Ecclesia. Portanto, ainda que tivesse tido a felicidade de arrebatar o prêmio, o mesmo seria atribuido a um "ex-programa de radio". Simplesmente suis generis!
Por que carga de água, por que decisões editoriais ou por que raios que o partam, uma liderança de uma rádio que se autoproclama "A VOZ DOS SEM VOZ" extingue um projecto de rádio tão bem sucedido como foi o programa em causa?  Essa é a questão que nao quer se calar...
Plenamente de acordo que tudo que tem principio terá um dia dia o seu fim. Até as Sagradas Escrituras revelam isso. Mas, convenhamos, que determinadas iniciativas deviam completar o ciclo teorico de sua existencia, porque mortes prematuras são "dolorosamente mais dolorosas"!!!... Espero que percebam o sentido desta redundancia, porque faltam palavras para expressar o que sinto. 
certo de que não terei resposta, contentei-me com o grande premio para todos os protagonistas do 100 DUVIDAS e que veio de uma "autoridade" da esfera dos opinion makers da media Angolana. Trata-se de Reginaldo Silva que disse e eu cito: O 100 DUVIDAS FOI UM GRANDE MOMENTO PARA A RADIO ECCLESIA E QUIÇA PARA A RADIO ANGOLANA.
Foi sim um grande momento, e um dia será um caso de estudo e merecedor de uma estatua, porque a então rica radiodifusão angolana que hoje por hoje já não merece este titulo tem sido infecunda no que toca a parir coisas que marcam e que atinjam as metas. Para o caso vertente a meta é a satisfação da audiencia.
Foi a segunda indicação consecutiva, depois do ano passado ter chegado a final do premio Maboque de Jornalismo. É obra!
Que bem haja sem duvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário