terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Camabatela, "quem te viu quem te vê"


Ao passar pelas terras do Mufongo fiquei deverás surpreso com o aparente estagio de inabitação a que a vila esta sujeita. Fiquei surpreso ao ver ruas desertas, lojas quase que sem uma alma viva, silencio apenas interrompido pelo motor de um camião ou chilrar de um passaro.
Olhei Camabatela de cima abaixo e foi curioso verificar que durante longos minutos o que pude avistar foram quatro petizes a jogar a bola nas traseiras da gotica Igreja de Camabatela. Perguntei-me a mim mesmo: será que não há gente aqui?
Não obtendo resposta tive de perguntar ao trausente que minutos depois encontrei depois de calcorrer alguns metros dirigindo no sentido mercado informal.
Desta fonte fiquei a saber, que por altura das ferias escolares Camabatela é quase uma terra fantasma. Os jovens migram a procura de escolas e emprego, os mais adultos refugiam-se nas lavritas de subsistencia e daí o "deserto" que eu avistava.
Lembrei-me então que nos anos 80 muitos mais velhos preferiam ser destacados em Camabatela que viver em Ndalatando. Talvez melhor melhor que Camabatela naquele tempo tenha sido somente Dondo.
Enfim, como o tempo passa e a vida muda!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário