quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O BOM JORNALISMO DO PUTO KISSANGA



Depois do indigesto noticiário das 13 horas na RNA, eis que por dádiva de Deus tive um jantar melhorzinho. As 18h30 no jornal da noite da Radio Ecclesia o meu puto Joaquim Kissanga contou para Angola e o mundo a ‘estória’ da detenção do secretario da CASA CE na província do Kuanza Norte e mais seis seguidores obedecendo aos mais elementares princípios do bom jornalismo.
O escriba ouviu em primeira...
instancia o segundo comandante da policia local que contou a sua versão para justificar a detenção daqueles políticos invocando em resumo que os mesmos tinham protagonizado actos de arruaça de frente ao Comando da PNA em Ndalatando.
Sem emitir sua opinião, o puto equilibrou a matéria dando igual oportunidade a um militante da CASA que contou versão diferente do policial. Para dar mais trunfos a materia o puto caprichou na captação do som que foi de tal nitidiz e qualidade de se tirar o chapéu.
Como não me contentei com o relato, apesar de irrepreensível do ponto de vista profissional, acessei uma fonte alternativa no terreno que mais ou menos me confirmou o sucedido tendo em parte admitido que ambas partes terão exagerado um pouco na sua atuação:
Os militantes da CASA CE terão colocado propaganda eleitoral em edifício publico e a policia sem ter esgotado todos os argumentos pacíficos para levar os prevaricadores a remediarem a transgressão partiu ela mesma para a retirada de tal propaganda.
Facil, simples e insuspeito que quase me recusava a aceitar que a materia foi elaborada pelo mesmo puto que teima em me chamar kota não só pela idade, mas também por ter chegado primeiro na profissão e ainda mais porque lhe recebi na Radio Kuanza Norte como estagiário em meados da década de 90.
Para meu gládio, o puto acaba de me fornecer mais um clip para a modesta colecção de exemplos para as pequenas oficinas de jornalismo que venho fazendo desde os tempos da IRIN (ONU) e agora com a BBC MA. Confesso que tenho muitos poucos exemplos made in Angola para mostrar caminhos do bem fazer enquanto para o contrario abundam. Confesso que as vezes e imensurável a minha frustração quando para bons exemplos tenho de recorrer a fontes estrangeiras como o arquivo da BBC serviço em português.
Até que enfim um bom final do dia.
Bem haja Kissanga...

Sem comentários:

Enviar um comentário