quarta-feira, 27 de julho de 2011

EXECUTIVO ANUNCIA: DIALOGO ENTRE GOVERNADOS E GOVERNANTES A CAMINHO



Assiste de maneira integral a conferencia de imprensa de balanço de mais um trimestre feito pela o Ministro de estado e chefe da casa civil Carlos Feijó. Esta maneira de informar-nos, nós os governandos foi inaugurado no inicio do presente governo e parece que vai fazer "tradiçâo".
Da conferencia, transmitida em directo pela TPA, ouvi no final o ministro de estado e chefe da casa civil acrescer as suas declarações uma adenda para dizer que os diferentes departamentos governamentais vâo prestar doravante informaçoes sobre como e a quantas andam as esferas sob sua tutela. Segundo Carlos Feijó, vai ser inaugurada uma "nova era entre governados e governantes", a era do diálogo.
Muito modestamente, posso dizer que o programa 100 DUVIDAS da radio Ecclesia, emissora catolica de Angola, tem na sua bandeira este proposito: promover um dialogo pernamente entre governados e governante, num processo onde a informação tenha dois sentidos reciprocos.
Por essa via é possivel promover a cultura de prestaçâo de contas, a cultura de respeito a liberdade dos outros, a cultura de cada um e todos em conjunta brigarem pelos seus direitos para que no final todas as partes se sintam satisfeitas e todos não faltem aos seus deveres.
Sendo assim, estou a adivinhar um nova era em que prestar informação passa a ser um dever, uma obrigaçâo e não uma vaidade sujeita ao criterio dos governantes e onde o cidadão não é apenas um homem "pedinte" que espera de mão estendida a que os seus problemas e necessidades sejam satisfeitas pelo governante, mas antes um protagonista, um ser activo. Por outras palavras, estamos em era de cobranças mútuas.
Se a moda pegar, e espero por este momento, teremos obrigatoriamente que dar os parabens a uma equipa e uma radio neste país. Trata-se da Radio Ecclesia e do seu programa 100 DUVIDAS, porque em uma oportuna antecipação foram os primeiros a falar de DIALOGO ENTRE GOVERNADOS E GOVERNANTES.
Mera concidencia ou não, parece que temos novos vocabulos no diccionario do Executivo e ainda bem.
Esta é uma vitoria da democracia, um alivio para os jornalistas e um trofeu para o 100 DUVIDAS.
Bem haja.

Sem comentários:

Enviar um comentário