terça-feira, 1 de novembro de 2011

USUFRUINDO OS BENEFICIOS DA PAZ

O Kota Wezzo não se cansa de referir, cada vez que faz uma viagem, que esta a usufruir dos beneficios da paz. Na verdade nos ultimos 8 anos conheci mais pontos de Angola do que nos restantes tantos outros anos de minha vida.
Na ultima semana, mesmo em serviço, fiz um dos mais longos e excitantes periplos pela zona sul de Angola e compreendi a imensidão de territorio e recursos que Deus Pai Todo Poderoso deu de graça aos angolanos e que durante muito tempo por quizilias futeis não conseguimos usufruir.
Partindo de Luanda, segui até Sumbe, logo alcancei Lobito e cidade de Benguela. A seguir rumei para Caibambo, Cubal e Ganda e deste ponto rumei para a provincia do Huambo indo conhecer o celebre Lépi e depois Caála. Não satisfeito segui para Chinguar e cheguei ao Kuito. felissimo pelo passeio-trabalho, no regresso me dei ao luxo de rumar via Alto Hama, Waco Kungo, Quibala, Dondo e finalmente de volta a casa em Luanda. Portanto saí pelo Morro de Veado e regressei por Catete.
Vi coisas e loisas. Fotografei, degustei, conversei, enfim fiz um pouco de tudo.
Neste lindo tour uma das coisas que me marcou foi fotografar estes dois cumes esculpidos pela natureza a quem os locais chamam "Duas Xuxas". Fica na estrada a Caminho do Cubal.
Numa tarde de sol e ceu azul foi um espectaculo.
São os beneficios da paz, parafraseando o coronel.

1 comentário:

  1. As "duas xuxas" também são conhecidas por "os dois irmiãos". Vindo de Caimbambo para o Cubal deve ter reparado também, uns poucos kilómetros à frente e do lado esquerdo da via, numa outra beleza granítica: uma pedra lascada pelo que, dizem agora, ter sido um raio.
    Na verdade não me lembro se ela já era assim em 1968, quando por lá andei pela primeira vez. Rasgado por um raio ou seja pelo que tenha sido, é um espetáculo digno de uma paradinha para apreciar.

    ResponderEliminar